Depois que vi que seria muito fácil atualizar o Galaxy Nexus para o Jelly Bean, sem esperar pela atualização OTA da Google, resolvi arriscar. Essa facilidade foi toda proporcionada pelo ROM Manager. Basta ir na opção de baixar ROM do programa, selecionar a ClockworkMod, e finalmente Jelly Bean.

Importante: antes de mandar instalar tenha certeza de que o Clockwork Recovery está instalado! Do contrário o aparelho será reiniciado no modo recovery padrão, e não vai adiantar nada. No próprio ROM Manager você pode instalar o Clockwork Recovery.

Importante 2: precisará ter o bootloader do aparelho desbloqueado, assim como acesso de root!

Depois de instalado, a primeira coisa a chamar a atenção foi a tela de debloqueio, que agora possui 3 opções: desbloquear o aparelho, ir para a câmera ou abrir o Google Now! Ainda não sei pra que serve de verdade, então vai só uma captura de tela dele.

 

E foi justamente ali que descobri que, ao contrário do que dizem, o Jelly Bean possui sim reconhecimento de voz em português do Brasil! Bastou abrir as configurações do Google Now, opção voz, Download e selecionar o idioma na lista!

E para ter certeza de que estava funcionando offline, coloquei o aparelho em modo avião, e ditei um texto para um SMS. 100% correto!

Não utilizei muito o sistema ainda, mas o que mais me chamou a atenção foi a fluidez! As transições de tela e animações são extremamente suaves, a rolagem de informações na tela, que antes às vezes dava umas pequenas engasgadas, agora vai como deveria ser!

Ainda preciso explorar todo o sistema, mas desde já digo que gostei do que vi.