facebook_homeEu estava curioso para ver como ele funcionaria, para ver se realmente era uma boa ideia. Depois de 5 minutos mexendo um pouco no Facebook Home cheguei à seguinte conclusão: nhé.

Basicamente ele alterou apenas a tela de desbloqueio. Hoje assim que ligo o aparelho aparece a tela com o botão no rodapé, onde posso movê-lo para desbloqueá-lo ou então mover a tela toda para a esquerda para abrir o aplicativo da câmera (que é uma coisa sensacional não precisar desbloquear o aparelho totalmente para tirar uma foto), ou para a direita caso eu tenha widgets na tela de desbloqueio.

Com o Facebook Home a tela muda para o que está abaixo, a esquerda! O botão vira minha foto do perfil do Facebook, no fundo ficam passando textos, fotos, imagens e afins dos meus contatos no Facebook, e ao pressionar o botão apareceram 3 opções, como dá pra ver na imagem a direita: o Messenger, aplicativos e o Facebook.

facebook_home1  facebook_home2
 

O Messenger é o aplicativo atual de mensagens do Facebook, onde as mensagens particulares são mescladas com os SMS recebidos. Os aplicativos são uma lista pequena daquilo que está instalado no aparelho (imagem mais abaixo, à direita). Não mexi muito para ver se é possível editar ou adicionar novas opções, mas acredito que sim. E o Facebook, bem…..é o aplicativo atual do Facebook!

Dá para mover a tela para os lados, mudando dessa forma o feed de notícias, que também é atualizado a cada 5 ou 10 segundos, aproximadamente (ali ele traz, até onde entendi, o feed das “principais histórias”, e não as “mais recentes”).

Ao pressionar a tela (ou o feed, no caso), aparecem opções para curtir e comentar, como dá pra ver aí embaixo, à esquerda.

facebook_home3  facebook_home4
 

A barra de notificações do Android em momento algum é exibida! Mas basta deslizar o dedo do topo da tela para baixo que ela aparece. Não existe mais “tela”! É tudo sempre a partir da tela de desbloqueio….se você costuma usar widgets nas suas telas, esqueça! Eles são solenemente ignorados.

A impressão que tive foi de uma ideia que poderia ser interessante mal implementada. A ideia interessante é porque certamente há pessoas nas quais a vida gira em torno do Facebook, então para essas pessoas nada mais natural do que ter tudo ali a poucos toques. Mas mal implementada porque nos poucos minutos que usei vi várias coisas sem nexo, como por exemplo o botão que leva ao aplicativo do Facebook que depois de um tempo estava apontando para o meu launcher (mesmo eu tendo definido como padrão o Facebook Home). Ou a constante atualização das informações na tela, como se fosse um papel de parede animado, que deve consumir energia e banda de internet a rodo.

Vários testes deixei de fazer porque a coisa toda me pareceu tosca, como ver o que aconteceria quando algum notificação fosse disparada, ou como seria ao receber alguma mensagem do Facebook, ou ainda deixar o aparelho entrar na tela de desbloqueio por senha.

Por enquanto ele está disponível apenas para os aparelhos Galaxy Note 2, Galaxy S3, HTC First e HTC One X (os dois últimos inexistentes no Brasil). Mas é possível instalá-lo em vários outros aparelhos com uma alteração bem simples num arquivo de propriedades do sistema….só que isso requer acesso de root. Segundo consta, o Galaxy S4 logo logo também entrará nessa lista.

Acredito que com o tempo a ideia será aperfeiçoada e muita gente vá usá-lo. Certamente eu não serei um desses….