Uma grande novidade do Ice Cream Sandwich foi a retirada da necessidade dos botões físicos dos aparelhos, seguindo a tendência iniciada pelo Honeycomb.

O meu maior medo em relação aos botões, que agora são totalmente feitos por software, era que o aparelho pudesse deixar de reconhecer o toque neles devido a excesso de processamento, ou talvez até travamento de algum programa. Mas após cerca de 20 dias de uso do ICS, isso não aconteceu nenhuma vez! Nem mesmo quando um jogo travou.

E como eles são feitos totalmente por software, é de se imaginar que seja possível alterá-los ou até incluir novos botões ali! O padrão é que apenas 3 botões sejam mostrados: voltar, home e o gerenciador de tarefas. Em alguns casos aparece um outro de menu. Já há pessoas que colocaram ali o botão de busca também.

No XDA há um tópico com links para alguns conjuntos de figuras, e também as várias formas de usá-las. A mais fácil é utilizar o MetaMorph. Com ele basta baixar um zip com as imagens para um diretório específico e pedir pro programa instalá-las. Só tem um porém: o aparelho precisa estar rooteado! A alteração das imagens é feita num arquivo do sistema, que por padrão é somente leitura. Sem acesso de root, não tem como alterar as imagens.

Aqui há algumas capturas de tela que fiz com os botões alterados.

  
A imagem de fundo está diferente entre as capturas porque esse é um efeito colateral do app: às vezes ele substitui a imagem pela padrão.

Trocar os botões é relativamente simples, mas é um processo arriscado! Se algum problema acontecer pode ser necessário reinstalar o sistema, que apesar de ser um processo rápido, é chato porque requer reinstalar todos os programas e reconfigurar o aparelho de novo se não tiver um backup.