Há algum tempo eu li um texto fazendo uma pergunta bem simples: você usa seu smartphone realmente como smartphone?

Existem várias pesquisas que indicam que muitos dos usuários de smartphones jamais instalaram um aplicativo. Isso significa que na maioria das vezes um aparelho comum serviria perfeitamente para esses usuários.

Só que há pessoas que realmente usam os aparelhos em todo seu potencial, e há aqueles que sequer imaginam que o aparelho é capaz de algumas coisas.

No texto original o autor diz o que faz com um Nokia N8, e que o aparelho o atende perfeitamente. Os aparelhos com Android são extremamente poderosos no quesito personalização, mas é provável que muitos nem saibam o que podem fazer com ele.

Eu uso 3 programas no meu aparelho para personalizar e deixá-lo mais smart. O primeiro é o Light Flow para as luzes de notificação: tenho a cor branca para SMS, azul para o Gtalk, amarelo para emails pessoais, verde para emails relativos ao site e ao programa que desenvolvo, vermelha para emails do trabalho. A cor vermelha também indica uma chamada perdida…neste caso ela fica acesa sempre para diferenciar dos emails, no caso em que fica piscando de forma lenta. E como vermelho requer atenção, ela fica piscando rapidamente nessa cor quando a bateria estiver muito baixa.

O segundo programa é o Headset Button Controller. Normalmente o botão que muitos fones de ouvido possuem apenas serve para iniciar e pausar o tocador de música, e caso uma chamada seja recebida para atendê-la. Mas com esse app você tem muito mais controle sobre o que fazer. É possível definir funções para 1 toque no botão, 2 toques, 3, 4, 1 toque longo, 2 toques e 1 longo, 3 toques e 1 longo….é possível pausar/reiniciar a música, alterar o volume, avançar para a próxima música, retroceder para a música anterior, dizer a hora atual, dar um comando de voz, e por aí vai. Tudo configurável no próprio programa.

Para quem faz atividades físicas e usa o aparelho para ouvir música, ou apenas não quer perder chamadas, o controle com o fone de ouvido é sensacional.

E o terceiro programa, que já foi tema de um texto, é o Tasker. Eu tenho várias tarefas configuradas nele. Alguns exemplos:

  • ao receber uma chamada, se houver um fone de ouvido conectado, o aparelho não vibrará e dirá o nome de quem está ligando em vez de soar o toque de chamada
  • quando entrar em determinadas torres de telefonia ele vai ligar o wifi (pois provavelmente estarei em locais onde já tenho redes configuradas)
  • entrando na rede wifi do meu trabalho a sincronização será desligada e o volume será baixado

Assim que finalmente comprar um suporte veicular algumas tarefas a mais serão configuradas, como aumentar o volume, iniciar o programa de navegação automaticamente, ter a possibilidade do aparelho ler os SMS recebidos, e por aí vai.

A única coisa no qual o Android perde para o Symbian (já que o texto original tem como base um aparelho com esse sistema) é que os apps citados, em sua versão completa, são todos pagos. E a parte de TTS (text-to-speech, ou sintetização de voz) também requer a compra de um app pois o Android não possui (ainda?) o idioma português para essa função. Eu tenho o SVOX instalado, apesar do suporte deles ser terrível (e com a voz da Luciana).