Se há uma coisa chata é a política de alguns desenvolvedores de só liberarem conteúdo para determinado país. Pois bem….há um jeito de burlar isso. E o melhor: você não vai precisar baixar nenhum software pirata e o desenvolvedor (mesmo que não mereça) será devidamente pago…se o app não for gratuito! Basta usar o Market Unlocker.

Há vários softwares que prometem enganar o Market, fazendo com que seu aparelho pareça estar em outro país para os servidores da Google, mas até hoje nenhum funcionou direito comigo. Este sim! O único inconveniente, que fará com que muitos não possam usá-lo, é a necessidade de ter o aparelho rooteado.

A sua utilização a princípio pode parecer um pouco complicada e até trabalhosa caso você não queira usar a versão paga. O funcionamento é relativamente simples: ele faz com que a comunicação com o Market passe por proxies, enganando os servidores da Google e fazendo-os pensar que você está em outro país. Um proxy nada mais é do que uma máquina que fica no meio do cliente e do servidor.

Um proxy funciona assim, em linhas gerais: o cliente (no caso, seu celular/tablet) faz uma requisição, que chega ao proxy. O proxy repassa essa requisição ao servidor (o Market), mas para o servidor quem está fazendo o pedido não é o cliente original, mas sim o proxy! Ele é como um intermediário….o servidor em momento algum fica sabendo quem é o cliente. É assim que se faz navegação anônima pela internet, por exemplo.

O primeiro passo é, obviamente, instalar o app. Depois você precisa achar proxies disponíveis pela internet. Essa é a parte mais ou menos trabalhosa….mas há um site que ajuda um bocado: o Hide My Ass. Bem sugestivo o nome! Ele possui um serviço de busca de proxies. Nesse site fiz a busca usando estes parâmetros:

E cadastrei o primeiro da lista no Market Unlocker, na aba proxy (habilitando também o próprio proxy na mesma aba). Habilitei o Unlocker na aba home (antes selecionando como operadora a AT&T americana) e pronto!! Eis algumas telas do Market no aparelho:

      

Claro que sofri um pouco, pois sempre que tentava baixar ou comprar algo vinha alguma mensagem de erro, principalmente aquela do país. Na página do desenvolvedor do Unlocker há uma dica para quando isso acontece. Eu tentei primeiro a mais simples: coloquei o aparelho em modo avião, habilitei o Unlocker, apaguei todos os dados do Market (lá em configurações, aplicações, todos, Market), reiniciei o aparelho, habilitei a sincronização com os servidores da Google, habilitei o proxy no Unlocker, e finalmente consegui comprar o GTA III!

Só que nem tudo funciona. Tentei baixar uma música gratuita, e veio a mensagem de que em meu país não era possível. Tentei comprar uma, e a mesma mensagem apareceu. Idem com livros e filmes. Mesmo depois que fiz o descrito no parágrafo anterior.

Outro problema que pode acontecer é aparecer sempre a mensagem de que não há conexão, e sempre que pressiona o botão “tentar” ela volta. Isso pode ser porque o proxy configurado não está funcionando, ou é extremamente lento. Esse é um detalhe importante: não espere grandes velocidades, justamente por estar usando um proxy. Eles são lentos por natureza!

A versão paga do aplicativo seleciona proxies de forma automática.

Ele também funciona para a Amazon Appstore. Mas na Amazon a coisa já é um pouco mais complexa porque eles validam também o cartão de crédito, obrigando a que seja um americano (coisa que a Google não faz, permitindo cartões brasileiros, contanto que internacionais). Então mesmo que coloque um cartão com numeração válida, americano, porém que não existe, conseguirá no máximo pegar os aplicativos gratuitos (e também o free app of the day).

Caso exista algum receio por estar usando um proxy numa compra no Market, fique tranquilo. As informações de cartão de crédito nunca passam pelo proxy, no máximo aquela tela com os últimos dígitos, que de nada servem. Todas as informações necessárias sobre o cartão (número completo, validade e nome do titular) ficam apenas nos servidores da Google.