dashclock0Se você é um feliz proprietário de algum aparelho com Android 4.2 talvez já tenha tentado colocar algum widget decente na tela de desbloqueio (aquela tela que aparece assim que liga o aparelho, para deslizar o botão, desenhar o padrão ou digitar a senha), e falhou porque não achou nada que prestasse ou porque não queria ficar com 10, 20 telas.

Seus problemas acabaram com o DashClock. Ele é um aplicativo bem simples, na verdade apenas um widget, mas que tem uma característica matadora: extensível através de plugins! E se isso não bastasse, ainda por cima é totalmente gratuito!

Por que ele é tão matador assim? Porque através desses plugins você pode ter na tela de desbloqueio as informações de quantos emails não lidos você tem (podendo selecionar de quais pastas e quais caixas-postais, caso tenha mais de uma configurada, a informação deve vir), quantas chamadas perdidas possui, quantos SMSs não lidos, pequeno ícone com previsão do tempo no local em que estiver, sua próxima entrada na agenda e próximo alarme configurado. Isso “de fábrica”! Se você usa o cliente de Twitter Plume já tem um plugin para mostrar suas informações lá….assim como se você usa o leitor de e-mails K9 (aqui).

Para os desenvolvedores que quiserem criar plugins para ele, basta utilizar sua API.

Esse é o tipo de aplicativo que a Google deveria pensar seriamente em consultar o desenvolvedor, pagar uma boa graninha pela ideia e pelo trabalho inicial, e incorporar ao Android nativamente. <troll on>E quem sabe patenteá-la também….<troll off>

dashclock1 dashclock2