Hoje em dia a moda é ter tudo na nuvem, como falam os moderninhos. Ou na internet, como é o fato. Isso traz algumas facilidades, como acesso aos seus arquivos, dados e etc. em qualquer lugar onde exista uma conexão com a internet. É uma facilidade e tanto, fato!

Porém….é claro que há poréns….isso também traz alguns problemas. O primeiro e mais evidente: o que fazer quando não há uma conexão com a internet disponível? Caso o serviço não possa ser usado também de forma offline, eu diria que é pegar seu aparelho e procurar algum joguinho….que já esteja instalado e não dependa de conexão, claro!

Outro inconveniente de depender dos serviços online é que, mesmo que exista uma conexão, nem sempre ela será boa o bastante para poder ser usada sem provocar a queda de alguns tufos de cabelo. Quem já precisou usar o Google Maps e não conseguiu por que a conexão estava ruim?

Nestes últimos dias aconteceu mais uma coisa que demonstra que depender muito dos serviços na internet pode não ser uma boa ideia. Na sexta-feira, devido a uma tempestade, 3 grandes serviços saíram do ar: Foursquare, Instagram e Netflix. Pelo menos foram estes que eu percebi!

O Foursquare ficou instável durante toda a sexta-feira. O Instagram aparentemente ficou inacessível durante várias horas, desde ontem. E o Netflix sofreu interrupção durante poucas horas na noite de sexta para sábado. Isso aconteceu aparentemente devido a uma tempestade no local onde a Amazon mantém parte do AWS, seu serviço de hospedagem (utilizado por aqueles serviços, além de outros tantos).

Outro detalhe importante, que muitas vezes é esquecido pelo usuário e negligenciado por quem provê o serviço é a segurança. Você está confiando seus dados, muitas vezes pessoais e críticos, a serviços que podem não se preocupar muito em guardá-los de forma segura. É incrível a quantidade de serviços que sequer criptografam a senha do usuário…

É importante sempre estar preparado para esses infortúnios, e não confiar cegamente naquilo que você não tem controle algum.