Hoje finalmente saiu uma versão do Chrome para aparelhos rodando Android, mas por enquanto apenas para os que tem a versão 4.0 (Ice Cream Sandwich). E como tudo que é novo na Google, em versão beta.

Instalei no meu aparelho, e a primeira coisa que me chamou a atenção foi a velocidade de abertura: tão rápido quanto o navegador nativo. Assim que executado pela primeira vez você precisa aceitar os termos de uso, e caso concorde há uma caixa para selecionar se quer enviar dados de uso anônimos e relatórios de problemas para a empresa. Logo depois, pode definir em qual conta que esteja cadastrada no aparelho você quer fazer a sincronia.

 

Feito isso, é começar a navegar!! Estas são algumas capturas de tela dele.

  

Achei bem interessante o conceito de abas que eles implementaram. Ao pressionar o botão de guias (o indicado pelo balão verde da primeira imagem), a tela da terceira imagem aparece. Ali são as abas que estão abertas no momento, num layout tipo baralho. Fechar abas? Basta tocar o X do canto, ou simplesmente arrastá-las para fora da tela (da mesma forma como se faz com as notificações).

Não naveguei por muitos sites, mas no geral me pareceu muito rápido! O site do Itaú entrou sem problemas, mas o Internet Banking não…ele reclamou que o navegador está desatualizado e impediu o acesso.

Para uma versão beta, parece bem estável, e apto a receber uma chance como navegador principal do aparelho, ainda mais se contar que ele faz a sincronia com o navegador do computador (abas, formulários, senhas, etc.)….claro, contanto que seja o Chrome também, e que a sincronização esteja habilitada em ambos os aparelhos.