Foi incluído no Android 4.1, também conhecido por Jelly Bean (ou jujuba para os íntimos) um boot em modo de segurança no sistema.

Nesse modo todos os aplicativos de terceiros do aparelho são desativados. Isso significa que você só terá rodando os programas do sistema. Nada de personalizações, sejam elas de operadoras ou fabricantes (os famigerados skins), sejam do usuário (outro launcher, por exemplo).

Não vejo, a princípio, uma utilidade muito grande para isso. Mas se colocaram no sistema é porque algum motivo deve ter!

Para ter acesso pressione o botão liga/desliga, como faria normalmente para desligar o aparelho. Na janela que aparece, com as opções de desligar, entrar em modo avião ou controlar o volume, pressione e mantenha pressionado por alguns segundos a opção desligar. Vai aparecer a janela mostrada abaixo. Ao confirmar, o aparelho é reiniciado no modo de segurança. Para voltar, é só reiniciar novamente.

 

No teste que fiz acabei tendo um efeito colateral…..eu uso o SPB Shell 3D como launcher, e quando o sistema subiu no modo normal alguns widgets e atalhos tinham sumido das telas.

fonte: Droid Life