Pois é…estranho, não? Essa é a notícia que vi hoje. A Nokia portaria seu aplicativo social Pulse para o Android e iOS. O Pulse, que ainda está em beta mesmo para aparelhos Nokia, é uma mistura de Facebook com Foursquare com Latitude. Ele permite que você coloque fotos em locais, e compatilhe essas fotos apenas com pessoas que quiser, podendo deixá-las privadas. Basicamente a mesma coisa que colocar geotags numa foto e mandá-la para serviços online que reconheçam isso (Flickr, Picasa, etc.).

O estranho da notícia é: porque a Nokia lançaria um aplicativo para outras plataformas?

Alguns podem dizer “mas a Google lança seus apps em todas as plataformas possíveis”. Só que a Google não vive do Android!! A empresa vive dos serviços inerentes ao sistema, principalmente buscas e propaganda. E esses serviços podem (e devem, para o bem da empresa) ser usados em outros lugares. Por isso que o Android é gratuito! Ele não dá dinheiro por si, mas nos serviços que leva junto (mais um exemplo? Aplicações no Market).

Só que a Nokia vive basicamente de vender aparelhos! Ou vivia, falando especificamente dos aparelhos mais alto nivel, já que as vendas de Windows Phones são, por falta de palavra melhor, ridículas. Ela continua sendo a que mais vende dumbphones, mas eles não possuem um grande valor agregado. Os serviços que a Nokia oferece funcionam apenas nos seus próprios aparelhos, e hoje quase que se resumem ao Nokia Maps (que possui diversos concorrentes a altura ou até superiores).

Estaria a Nokia abrindo os olhos e pensando em diversificar suas opções, desistindo do acordo com a Microsoft?