O título não é uma pergunta, é uma afirmação mesmo. Veja estas duas imagens de dois jogos que estão no Market.

 

Parecem o mesmo jogo, só que um publicado pela Mobage, e outro pela Cooper Media Corp. Ambos gratuitos, um na versão 1.2 com 26MB, e outro na 1.3.8 com 19MB.

A Mobage é uma rede social voltada para jogos, presente no mundo do robô e da maçã. Uma busca por Cooper Media me levou a um site, que diz ser uma companhia que agrega 13 estúdios de produção de jogos: a Game Insight (sediada na Rússia), também no mercado robótico e frutífero.

Só com essas informações, qual você instalaria? A da Mobage, certo? Afinal, hoje em dia coisas russas que não sejam tenistas não são muito confiáveis (não que as tenistas sejam, mas pelo menos é um prazer vê-las :) ).

Agora a coisa fica interessante. Se olharmos as permissões que os jogos exigem, no caso da Cooper, temos acesso à internet, ver estado da rede, ler estado e identidade do telefone e modificar o conteúdo do cartão de memória. Permissões normais para um aplicativo que possui propaganda (não sei se ele tem, estou apenas supondo), ou então para vincular o aparelho a algum personagem ou perfil online. Já o da Mobage pede tudo isso e mais acesso à lista de aplicativos que estão rodando, descobrir as contas configuradas no aparelho, alterar o estado do wi-fi, e a cereja do bolo: acesso ao GPS!

Agora diga-me qual deles você instalaria. Tudo isso, claro, fora o detalhe de que a versão da Mobage não está disponível para instalação aqui no Brasil.

E como curiosidade eu acabei dando uma googlada no nome do jogo, e achei uma wiki sobre ele! Onde há um link para o desenvolvedor….a Game Insight, e uma lista com todas as versões e o que foi alterado em cada uma delas, e a última versão é a 1.2. Ou seja: instalar a versão da Mobage é uma tremenda furada!

Um pouquinho de atenção inicial permitiu chegar a essa conclusão. Fica a dica: não instale nada sem antes pensar um pouco.