O Market possui alguns problemas, assim como tudo, já que nada é perfeito. Infelizmente os usuários muitas vezes colaboram para deixá-lo pior ainda!

Duas coisas na lojinha da Google deveriam ser um excelente indicador de qualidade, mas acabam mais atrapalhando que ajudando: a avaliação e os comentários.

A avaliação nem tem tanta culpa assim, pois muitas vezes ela é subjetiva. Um jogo, por exemplo, pode ser 5 estrelas pra uns e uma porcaria para outros. Usuário não é crítico nem testador de aplicativos, então se não gostou dá nota baixa e ponto final. É mais ou menos como crítico de cinema: se gostou do filme ele é bom, se não gostou é uma porcaria, não interessando se o enredo é bem desenvolvido, se a fotografia está boa, se os atores assumiram os personagens….basta o cara não gostar da história que na maioria das vezes a crítica será ruim.

Só que os comentários…..ahhhhh os comentários….veja estas pérolas encontradas por lá (o link leva para o comentário em si, a menos que o autor tenha lido isso aqui e retirado o texto por vergonha):

Se o usuário olhasse a descrição do jogo veria lá no final o motivo da demora. E só por que não consegue baixar é lixo? Então uma Ferrari é lixo já que não posso andar numa!

 

Dá pra ter uma noção exata do problema. Sem contar o palavreado bem, digamos, culto.

 

Como é que alguém pode realmente achar que basta colocar o dedão na tela do aparelho para ele saber como está o seu humor? É capaz que se alguém criar um app no qual o usuário coloque a língua na tela e o app diga se está na hora de escovar os dentes esse cara o use.

 

Realmente o usuário pode desviar um vôo só por ouvir a torre de controle de um aeroporto. Esse deve achar que se todos os chineses pularem ao mesmo tempo a Terra sofrerá um grande terremoto.

 

A primeira coisa que salta aos olhos daqueles que possuem mais de um neurônio e meio é o idioma. Isso aí pode ser tudo, menos Língua Portuguesa. E não dá pra culpar pressa por digitar, escorregão do dedo em tecla/letra errada….é burrice mesmo.

Se quer deixar um comentário, que seja útil pelo menos pro usuário, já que pro desenvolvedor não vai fazer muita diferença…eu não apostaria minhas fichas que ele traduziria o texto pro inglês. Sem contar que com textos tão bem escritos (só que ao contrário) não há tradutor que faça um trabalho decente.

Se não tem nada de útil a dizer, não precisa escrever “bom”, “gostei”, “porcaria”. Só a avaliação boa ou ruim é o bastante.

Para finalizar, uma dica: normalmente os comentários em inglês são mais úteis, então pode valer a pena lê-los. Para isso basta acessar o Market pelo navegador do computador, e incluir na URL o texto “hl=en&” depois da primeira interrogação. Por exemplo, digamos que esteja vendo o Cut the Rope. Esta é a URL:

https://market.android.com/details?id=com.zeptolab.ctr.paid

Incluindo o texto, fica:

https://market.android.com/details?hl=en&id=com.zeptolab.ctr.paid

Pra voltar pro Português, basta trocar o “en” por “pt_BR”.

Quem sabe não crio uma categoria “pérolas da semana”….