Todo mundo que possui um Android às vezes sente falta de alguma coisa no sistema, alguma automação, e para a qual muitas vezes também há aplicativos no Market para usar. Só que essas automações que requerem vários aplicativos podem ser feitas por apenas um: o Tasker.

As possibilidades de configuração dele são quase infinitas, ficando limitadas apenas à imaginação do usuário. Por exemplo, eu tenho uma tarefa que, assim que o aparelho entra na torre de celular próxima do meu trabalho, ele liga o wi-fi (caso esteja desligado). E assim que a rede wireless do meu trabalho é ativada, ele desliga a sincronização automática (já que o maior uso é verificar emails, e no trabalho eu tenho o computador para isso), e abaixa o volume da campainha.

Outro exemplo, que vi no XDA, é ativar o viva-voz sempre que houver uma chamada e o sensor de proximidade informar que o aparelho não está na bochecha….desativando o viva-voz assim que o celular voltar pra orelha.

A utilização dele é um bocado confusa, pois justamente por ser tão potente, é relativamente complicado configurá-lo e criar as tarefas. Mas eu acredito que vale a pena o aprendizado pelas inúmeras possibilidades.

O consumo de bateria dele depende muito das tarefas criadas. Em sua maioria não haverá um aumento muito perceptível. Mas algumas coisas podem acabar com a energia rapidinho, como tarefas que levam em conta o GPS (por isso que no exemplo acima eu preferi usar as torres de celular ao invés dele).

As permissões que ele pede são, basicamente, todas…o que é totalmente compreensível.

 

Esse é um aplicativo onde ler o manual pode (e deve) ser muito útil (infelizmente não há versão em português, nem do manual nem do app), além de dar uma olhada na wiki para tarefas pré-configuradas, onde basta baixar o arquivo e importar no Tasker.