Eu sou programador, trabalho com isso, e tenho um app para Android lá no Market. Então sei como algumas coisas funcionam, em alguns casos como não funcionam, e em outros como deveriam funcionar.

Recentemente troquei de aparelho, saindo de um Nexus S para um Galaxy Nexus. A maior diferença entre os aparelhos, ao se falar exclusivamente sobre aplicativos, é o tamanho da tela: no Nexus S é 800×480. No Galaxy é 1280×800 (na prática acaba sendo 720 pois há o espaço para os botões).

O problema que isso pode gerar, principalmente em jogos, é que há mais tela a ser desenhada, e é preciso manter o aspecto do jogo (ficaria horrível esticar um carro, por exemplo). Mas isso não acontece, visto que há jogos que rodam em telas com 640×480 sem problemas.

A coisa começa a pegar quando o desenvolvedor, não sei se por preguiça, ignorância ou má fé mesmo, não se dá ao trabalho de testar a aplicação em outras resoluções, ou quando sai um novo aparelho ver se funciona, às vezes até bloqueando a instalação nele. Foi o que aconteceu comigo.

Eu comprei na promoção dos 10 bi o Need for Speed Shift, e antes já tinha comprado o Monopoly. Ao transferir minha conta pro novo aparelho, esses jogos não foram instalados. Tentei achá-los no Market, e não tive sucesso. Aí no Market Web aparece a tela ao lado para ambos…no donnut for Galaxy Nexus!

Agora vem a primeira reclamação: como entrar em contato com o desenvolvedor? Há um email lá….escrevi. A resposta (automática, diga-se de passagem) pedia para entrar num site de ajuda que eles possuem. Só que nesse site não há nenhuma opção relativa aos aplicativos Android. Traduzindo: não existe suporte!

Resolvi então tentar uma coisa bem simples: pegar o apk do Nexus S e jogar no Galaxy Nexus, pra ver se instalava. Instalou. E como os havia comprado legalmente, a licença foi validada corretamente. Porém ambos precisam baixar megas e mais megas da internet (na prática baixam o jogo em si). O Monopoly avisava que ia baixar os arquivos, mas ficava na tela abaixo e depois de um tempo dava o erro.

  

O Need for Speed baixou os arquivos sem problema algum.

O próximo passo foi uma tentativa apenas, sem muitas esperanças de que funcionasse: copiar os arquivos que foram baixados pelo Monopoly no Nexus S pro outro aparelho. E funcionou!!

Isso me deixa com a impressão de que bastaria a empresa mudar alguns arquivos de configuração, e alguns parâmetros dos aplicativos lá no Market para que eles funcionassem sem problema algum no Galaxy Nexus. O problema é vontade de fazer isso.

Outro caso emblemático é do Swype. Ele também não funciona no Galaxy Nexus e também devido ao tamanho da tela. Porém, novamente, há um jeito de fazê-lo funcionar, que um usuário do XDA encontrou e disponibilizou o apk alterado. O único problema é que esse apk não permite a instalação de outros idiomas que não o padrão do próprio Swype (inglês). Então na prática ele se torna inútil.

A solução neste caso foi pegar uma versão mais velha do Swype, que já venha com todos os idiomas no próprio pacote, e instalá-lo. Foi o que fiz. Ainda não está 100% porque, por ser uma versão antiga, possui apenas o português de Portugal. Mas é melhor que nada.

O interessante no caso do Swype é que a empresa divulgou que terá uma versão estável para o final deste mês de janeiro…mas a alteração parece ser tão ridícula que uma simples alteração no apk por um usuário do XDA resolveu a questão.

É uma pena não poder contar sempre com a boa vontade ou celeridade dos desenvolvedores.